Faz hoje 200 anos que nasceu Charles Dickens, escritor britânico que marcou a sua vida (e a de muitos outros) com a publicação de várias obras consagradas.
O bicentenário será assinalado em Lisboa com a inauguração de duas exposições e uma palestra.
Na Biblioteca Nacional é aberta a mostra das edições portuguesas do criador de Oliver Twist, na Sala de Referência, enquanto na Hemeroteca Municipal é inaugurada a exposição "Dickens nas Coleções das Bibliotecas Municipais de Lisboa".
Também hoje, pelas às 18h00, na Biblioteca-Museu República e Resistência - Espaço Cidade Universitária, ao bairro de Santos, em Lisboa, o cineasta Lauro António apresentará a palestra "O Universo de Charles Dickens no Cinema".
João Botelho realizou, baseado na obra homónima de Dickens, "Hard Times, for these Times" (1854), o filme "Tempos Difíceis, este tempo" (1988), com música de António Pinho Vargas e a participação, entre outros, de Henrique Viana, Julia Britton, Eunice Muoz, Ruy Furtado e Isabel de Castro.
+ aqui
Para homenagear a data, mais uma vez o Google apresenta um de seus doodles fazendo referência a este grande personagem da literatura mundial.
Sem comentários:
Enviar um comentário